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terça-feira, 5 de outubro de 2010

A relação entre as artes marciais e lutas das academias e as disciplinas de lutas dos cursos de graduação em Educação Física

Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar a adequação do conteúdo das disciplinas lutas do curso de educação física do Município do Rio de Janeiro frente aos conceitos praticados na práxis diárias dessas lutas. O estudo justifica-se uma vez que as lutas e as artes marciais estão cada vez mais presentes em nossa sociedade e que já permeiam o universo educacional com a inclusão das disciplinas de lutas na graduação em educação física. Para a realização do estudo foram avaliados os conteúdos das referidas disciplinas nas instituições de ensino superior e confrontados com o conteúdo e prática adotados nas academias de lutas. O universo pesquisado foi o Município do Rio de Janeiro, onde foram identificadas seis instituições de ensino superior que possuem disciplinas de lutas em suas graduações em educação física. As lutas identificadas nessas disciplinas foram Judô, Jiujitsu, Karatê, Capoeira, Boxe e Esgrima. Além das lutas específicas foram identificadas disciplinas que enfocavam várias lutas simultaneamente o que caracterizou um movimento inovador do paradigma das lutas na esfera educacional. Observou-se também a inconsistência conceitual dos termos luta e arte marcial, podendo-se destacar outras denominações tais como Defesa Pessoal e Esportes de Combate. Este conflito conceitual se manifestou entre os coordenadores de curso, que se questionavam sobre a atuação na luta, arte marcial ou esporte. O estudo concluiu que a abordagem das disciplinas de lutas e artes marciais nos cursos de Educação Física do Município do Rio de Janeiro diferem dos conteúdos abordados pelas academias de artes marciais para a formação de professores.
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